Pagina Inicial Tradutor Cursos Artigos Vídeos Fotos Calendário Ecológico Eventos Quem somos Contato  

 

Notícias
Projeto Árvore na Minha Calçada promove arborização urbana em Fortaleza
Tamanho da letra


Após o plantio de cinco Ipês amarelos, Luiz Antônio da Silva solicitou mais oito árvores.

As áreas verdes dentro de uma metrópole, comumente, se tornam local de refúgio e relaxamento por trazer o conforto da natureza aos habitantes.

Ipê amarelo é, atualmente, a espécie mais escolhida

Ao transformar as ruas em locais mais arborizados, o plantio de árvores em espaços ou equipamentos públicos como calçadas, praças e canteiros, propicia mudanças positivas no ambiente urbano.

Pensando nisso, o morador do bairro Jangurussu, Luiz Antônio da Silva, solicitou à Prefeitura de Fortaleza a implantação de mudas de árvores.

A iniciativa “Árvore na Minha Calçada” é realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), por meio da Coordenadoria de Políticas Ambientais e da Célula de Educação Ambiental, e prevê a ampliação da cobertura arbórea da cidade.

"Eu liguei para a Secretaria, que me atendeu muito bem e logo a equipe realizou o plantio de cinco Ipês amarelos. Queremos plantar mais ainda já que vários vizinhos acompanharam a ação e se interessaram pelas árvores. Acho essa ação muito importante, já que temos um clima muito quente, além de tornar a paisagem muito mais bonita. Já pedimos mais oito árvores para um espaço em comum da nossa comunidade”, contou.

Além do Ipê amarelo, eleito em 2021 como Árvore Símbolo de Fortaleza e também a muda mais pedida, a Seuma disponibiliza outras 12 espécies de árvores nativas: Ipê rosa, Pau-Brasil, Flamboyant, Catingueira, Pajeú, Jucá, Aroeira Pimenteira, Tamboril, Mulungu, Paineira com espinhos, Mutamba e Jenipapo.

Atualmente, o projeto já contabiliza mais de 10 mil mudas doadas desde o início dos trabalhos, em 2013.

De acordo com a titular da Seuma, Luciana Lobo, mais do que uma estratégia para arborizar Fortaleza, o Árvore na Minha Calçada cria um elo entre o morador, a planta e o próprio meio ambiente.

Após o plantio, essa parceria torna-se essencial para que as mudas possam crescer devidamente.

“A cidade ganha mais árvores, mais sombra, o clima fica mais ameno, e a gente ganha aliados na caminhada por um município ainda mais verde", ressaltou.

Dentre os benefícios da arborização estão a interceptação da chuva, a troca do ar, o controle da sensação térmica, além da redução de ruídos e da promoção do bem estar dos habitantes.

Em alta, o tema faz parte de amplos debates como o desenvolvimento sustentável e o aquecimento global.

Como participar

Os interessados no plantio de uma árvore podem entrar em contato por telefone (85) 3452.6910, pelo WhatsApp (85) 9 8814.3849 ou pelo e-mail plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br, e fornecer nome, telefone para contato, endereço completo e fotos e vídeos do espaço que ganhará a muda, além de indicar o tipo de árvore escolhida.

Dessa forma, será marcada uma visita técnica da Seuma para verificar a viabilidade de plantio e da espécie para o local, seguindo o Manual de Arborização da Prefeitura de Fortaleza.

Foto :  Rodrigo Carvalho   Fonte: Prefeitura de Fortaleza

   
       
 
24/03/2023 - Qual é o tempo máximo de vida de um cão?
28/02/2023 - Reciclagem no Carnaval da Sapucaí 2023 entra para livro dos recordes
03/11/2022 - Pará e universidade holandesa compartilham tecnologia com outros estados da Amazônia
03/11/2022 - O Rio Que Queremos: inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
26/08/2022 - Indiano tem pomar com 135 árvores em tambores de plástico
26/08/2022 - França pode banir voos de jatinhos particulares pelo meio ambiente
01/07/2022 - Abertas as inscrições para curso de cuidadores de árvores de Santos
01/04/2022 - Autorização para torneio de canto de pássaros nativos serão emitidas no momento do requerimento
01/04/2022 - Crianças estão influenciando cada vez mais seus pais a contribuírem para preservação ambiental, aponta estudo

 

     
Notícias | Tradutor | Cursos | Artigos | Vídeos | Fotos | Calendário Ecológico | Eventos | Quem Somos | Contato
© Copyright 2011 Meio Ambiente News - Todos os direitos reservados